sexta-feira, 9 de maio de 2025

História da Ajudaris: «A brigada dos Valores»

Os alunos do 1.º ciclo da Escola Básica Prof. Joaquim Moreira criaram a história «A brigada dos Valores» no âmbito das Histórias da Ajudaris:

Um dia, na Aldeia do Amor, apareceu na escola um menino novo chamado Carlos vindo de África e que trazia nos olhos azuis a paz do mar. Nos seus sete anos de idade cabiam muita alegria, generosidade e timidez.

Numa bela tarde, um raio vindo de uma nuvem cinzenta e escura partiu ao meio o coração que existia na praça da aldeia.  Ao ouvir o estrondo provocado por um raio, todos os meninos que estavam na escola estremeceram, sentiram-se a fraquejar e um vazio eterno encheu o coração de todos. Menos o do Carlos. 

Num piscar de olhos, o menino novo foi voando na sua bicicleta em direção ao bunker onde vivia a Brigada dos Valores. Encontrou-os totalmente adormecidos no chão e, logo de seguida, teve uma ideia. Da mochila tirou um velho livro que tinha pertencido à sua bisavó e atravessado gerações, escolheu uma história que falava de amor e pôs-se a contá-la aos super-heróis da Brigada. 

Ao ouvir a voz doce do menino, os super-heróis foram despertando lentamente. No fundo dos olhos do Carlos viram cisnes que representavam a coragem de ficar juntos para sempre. 

Então, o Super-herói da Bondade, que tinha sido o primeiro a acordar com a história do menino e que tinha o super poder de escrever nos céus, pegou na sua caneta mágica e desenhou em cima de uma nuvem a palavra «Ajudaris». 

Os outros super-heróis, o da Liberdade, da Entreajuda, do Amor e da Família uniram-se, como sempre, e cada um fez a sua missão exercendo os seus poderes. O  Amor com uma  seta tocou no coração de todos despertando de novo os Valores que tinham sido apagados. A Liberdade explicou a toda a gente que deviam abraçar-se. A Família leu o pensamento das gentes e transformou-os em coisas magníficas e especiais. A Entreajuda, que era uma super-heroína rápida e resistente, entoou com toda a garra a palavra que estava escrita no céu soprando-a nos ouvidos dos humanos. 

Ao ouvirem a tal palavra Ajudaris, as crianças e os adultos da Aldeia do Amor começaram a voltar ao normal cheias de Sentimentos e Valores e deram um forte abraço. Nesse momento, no peito de cada uma delas um batimento forte aconteceu. Tinham vencido o apagão dos Valores!

Sem comentários:

Enviar um comentário