quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta

 A primeira edição do Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta, promovido pelo PNL2027, decorre até ao final do mês de outubro e no nosso Agrupamento concorreram 26 alunos do 3.º Ciclo: 14 discentes da turma do 8.º ano e 13 alunos do 9.º ano.

Ouvidas todas as leituras, o júri, constituído pelos membros da Equipa da Biblioteca Escolar, selecionou duas leituras finalistas:


«Lágrimas ocultas» de Florbela Espanca

* Lágrimas Ocultas (da autoria de Florbela Espanca) lido por Catarina Palma Gonçalves (9.º ano)

Se me ponho a cismar em outras eras

Em que ri e cantei, em que era q'rida,

Parece-me que foi noutras esferas,

Parece-me que foi numa outra vida...


E a minha triste boca dolorida

Que dantes tinha o rir das Primaveras,

Esbate as linhas graves e severas

E cai num abandono de esquecida!


E fico, pensativa, olhando o vago...

Toma a brandura plácida dum lago

O meu rosto de monja de marfim...


E as lágrimas que choro, branca e calma,

Ninguém as vê brotar dentro da alma!

Ninguém as vê cair dentro de mim!


«Presságio» de Fernando Pessoa

* Presságio (da autoria de Fernando Pessoa) lido por Clara Costa (9.º ano)

O amor, quando se revela,

Não se sabe revelar.

Sabe bem olhar p'ra ela,

Mas não lhe sabe falar.


Quem quer dizer o que sente

Não sabe o que há de dizer.

Fala: parece que mente...

Cala: parece esquecer...


Ah, mas se ela adivinhasse,

Se pudesse ouvir o olhar,

E se um olhar lhe bastasse

P'ra saber que a estão a amar!


Mas quem sente muito, cala;

Quem quer dizer quanto sente

Fica sem alma nem fala,

Fica só, inteiramente!


Mas se isto puder contar-lhe

O que não lhe ouso contar,

Já não terei que falar-lhe

Porque lhe estou a falar...


Após exaustiva análise, o júri decidiu atribuir o primeiro lugar à leitura realizada pela aluna Clara Costa, a qual representará o Agrupamento de Escolas de Alcoutim neste concurso.

Sem comentários:

Enviar um comentário