quinta-feira, 2 de dezembro de 2021
Feira do Livro do Natal
É já amanhã a Feira do Livro do Natal na vila de Alcoutim. A Biblioteca Escolar do Agrupamento organiza este evento em parceria com a Papelaria Livraria Sagres e em colaboração com o Município de Alcoutim.
terça-feira, 23 de novembro de 2021
Exposição virtual de pintura - Jorge Rocha (VII)
Ficha Técnica:
Título: "Sem título" (2019)
Técnica: Acrílico sobre tela
Tamanho: 70x60 cms
Coleção particular
terça-feira, 16 de novembro de 2021
Leituras Centenárias - José Saramago
Hoje, dia 16 de novembro, dá-se início às celebrações do Centenário do nascimento do escritor português José Saramago. Estas celebrações são uma iniciativa da Fundação Saramago em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura.
O nosso Agrupamento associou-se à ação «Leituras centenárias» que simbolicamente unirá 100 escolas portuguesas, dando visibilidade às várias leituras feitas pelos alunos de obras de Saramago.
segunda-feira, 15 de novembro de 2021
Exposição virtual de pintura - Jorge Rocha (VI)
Ficha Técnica:
Título: "As lágrimas da nossa mãe" (2019)
Técnica: Acrílico sobre tela
Tamanho: 80x60 cms
Coleção particular
sábado, 13 de novembro de 2021
Exposição virtual de pintura - Jorge Rocha (V)
Ficha Técnica:
Título: "Coimbra" (2020)
Técnica: Técnica mista sobre papel
Tamanho: 80x40 cms
Coleção particular
quinta-feira, 11 de novembro de 2021
Jogos Tradicionais
O Agrupamento de Escolas de Alcoutim festejou hoje o Dia de São Martinho com mais uma edição dos Jogos Tradicionais. Trata-se de uma iniciativa dos docentes de educação física, à qual se associou a Biblioteca Escolar, e que contou com a colaboração de docentes de diversos grupos disciplinares.
Os jogos tradicionais consistiram em cinco estações de jogos onde os alunos puderam testar a sua destreza e força física e uma «Estação Literária» onde foi possível usar a criatividade!
quarta-feira, 10 de novembro de 2021
Exposição virtual de pintura - Jorge Rocha (IV)
Ficha Técnica:
Título: "A minha sombra" (2021)
Técnica: Acrílico sobre papel
Tamanho: 60x48 cms
Coleção particular
domingo, 7 de novembro de 2021
Exposição virtual de pintura - Jorge Rocha (III)
Ficha Técnica:
Título: "O descanso eterno" (2021)
Técnica: Acrílico sobre papel
Tamanho: 60x48 cms
Preço: 300 euros
quinta-feira, 4 de novembro de 2021
Exposição virtual de pintura - Jorge Rocha (II)
Ficha Técnica:
segunda-feira, 1 de novembro de 2021
Exposição virtual de pintura - Jorge Rocha (I)
Técnica: Acrílico sobre papel
Tamanho: 60x48 cms
Coleção particular
domingo, 31 de outubro de 2021
Pequenas Leituras: A Ilha de Timor
A Ilha de Timor é a leitura que desta vez apresentamos. Trata-se de mais um contributo que enriquece a nossa coleção Pequenas Leituras.
sábado, 30 de outubro de 2021
Pequenas Leituras: Hodja e as Espetadas
Hodja e as Espetadas é mais um conto tradicional da nossa coleção Pequenas Leituras. Trata-se da décima leitura desta coleção inaugurada no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
sexta-feira, 29 de outubro de 2021
Pequenas Leituras: Os Cães e as Lebres
quinta-feira, 28 de outubro de 2021
Pequenas Leituras: O Rato da Cidade e o Rato do Campo
O conto tradicional O Rato da Cidade e o Rato do Campo, lido por Marcos Staicu, é a oitava leitura da nossa coleção Pequenas Leituras. Este é mais um contributo para assinalar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
quarta-feira, 27 de outubro de 2021
4 de outubro - Dia do Animal
Para assinalar o Dia do Animal (4 de outubro), as turmas do 1.º Ciclo da Escola Básica Integrada de Alcoutim realizaram um conjunto de atividades que este vídeo resume.
Pequenas Leituras: A Origem das Andorinhas
segunda-feira, 25 de outubro de 2021
Pequenas Leituras: A Raposa e o Lobo
Eis a sexta leitura da nossa coleção Pequenas Leituras. Desta vez, trata-se do contributo da aluna Íris Romeira que lê o conto tradicional A Raposa e o Lobo.
sexta-feira, 22 de outubro de 2021
Pequenas Leituras: A Menina e o Figo
terça-feira, 19 de outubro de 2021
Pequenas Leituras: O Aprendiz de Malandro
A Biblioteca Escolar enriquece mais uma vez a nossa coleção Pequenas Leituras, desta vez com o contributo da aluna Mónica Rodrigues que lê o conto tradicional açoriano O Aprendiz de Malandro.
sexta-feira, 15 de outubro de 2021
Pequenas Leituras: Da Pega e as suas Crias
Eis a leitura do conto tradicional Da Pega e as suas crias, lido pelo Francisco Palma.
Pequenas Leituras: A Velha e os Lobos
A leitura do conto tradicional A Velha e os Olhos, por Mohammed Msyah, é o segundo vídeo da coleção Pequenas Leituras.
sexta-feira, 8 de outubro de 2021
Pequenas Leituras: O Caldo de Pedra
No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), as Bibliotecas Escolares de Alcoutim inauguram a coleção Pequenas Leituras com a leitura do conto tradicional O Caldo de Pedra.
domingo, 3 de outubro de 2021
A Panela Mágica - Conto tradicional da Suécia
Era uma vez um homem e uma mulher que viviam no campo e eram tão horrivelmente pobres que apenas possuíam uma vaca. Um dia, a mulher disse ao marido que a fosse vender.
Pelo caminho, ele cruzou-se com um velho que lhe perguntou se queria vender a vaca e quanto pedia por ela. O outro respondeu que não sabia, pois dependia do que lhe oferecessem.
- Nesse caso, dá-ma - indicou o velho. - Em troca, receberás uma panela, mas não te arrependerás da troca.
O homem aceitou a panela e regressou a casa. Quando a mulher se inteirou de que só conseguira aquilo pela vaca, ficou furiosa e increpou-o violentamente por se ter deixado ludibriar. Indignada, pegou na panela, que era particularmente fina e bonita, e atirou-a para o canto mais sujo da casa. Durante a noite, não conseguiu conciliar o sono, desgostosa por ter perdido a sua única vaca. De súbito, ouviu a panela dizer:
- Agora, vou-me embora.
- Sim, desaparece, panela azarenta! - grunhiu ela, e no momento imediato viu-a encaminhar-se para a porta.
A panela seguiu até um palácio de caça próximo e postou-se diante da cozinha. De manhã, quando os cozinheiros apareceram, exclamaram:
- Mas que panela tão bonita! Vai-nos ser muito útil, pois temos poucos utensílios de cozinha.
Levaram-na para dentro, verteram-lhe água e juntaram uma grande quantidade de carne e toucinho. Quando estava completamente cheia, a panela anunciou:
- Agora, vou-me embora.
Desapareceu imediatamente e foi parar à mesa do casal pobre.
Marido e mulher compreenderam então que se tratava de um autêntico tesouro e já não se arrependiam de a ter recebido em troca da vaca. Comeram e, durante muitos dias, tudo lhes correu pelo melhor. Ela lavava a panela com tanto cuidado, que cada vez apresentava melhor aspeto. Uma noite, ouviu-a dizer de novo:
- Agora, vou-me embora.
E a mulher respondeu:
- Sim, vai, minha querida panela!
Esta partiu e desta vez colocou-se diante da porta do salão do palácio. Quando as serviçais que limpavam as pratas a viram, levaram-na consigo e meteram dentro toda a espécie de objectos daquele metal. De repente, a panela anunciou:
- Agora, vou-me embora.
Pouco depois, aparecia no quarto do homem e da mulher, os quais se surpreenderam sobremaneira por existir uma riqueza tão imensa e, em particular, por haver chegado até eles. De uma assentada, libertavam-se de toda a miséria e preocupações.
Durante muito tempo, a panela permaneceu em cima da melhor mesa da casa, sempre com uma toalha lavada por baixo. Uma noite, voltou a dizer «Agora, vou-me embora» e foi postar-se diante dos aposentos do rei. O criado, ao ver o bonito utensílio abandonado, levou-o para o gabinete do monarca. Na altura, celebrava-se uma festa grandiosa, com baile e a presença do rei. Porém, este sentiu-se indisposto e refugiou-se no gabinete e, ao ver a panela, supôs que a tinham colocado aí para satisfazer as suas necessidades.
Mas quando se preparava para a utilizar, ouviu-a dizer «Agora, vou-me embora», partindo velozmente e só se detendo ao encontrar-se no quarto do velho casal. No entanto, o rei seguira-a a correr e, estarrecido, viu-a desfazer-se em pedaços, assim que se deteve.
Quando se recompôs do susto, pediu aos dois camponeses que lhe obtivessem quanto antes um cavalo para poder regressar ao palácio. Prometeu que, se não contassem a ninguém a sua aventura, mandaria construir uma casa para eles. E assim foi.
O casal viveu ainda muitos anos feliz em toda aquela abundância, que devia agradecer, única e exclusivamente, à caritativa panela mágica.
in Diederichs, Ulf (1999). Palácio dos Contos. Lisboa: Círculo de Leitores
sexta-feira, 1 de outubro de 2021
Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) que este ano celebra o tema «Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo», proposto pela International Association of School LibrarianShip (IASL).
As Bibliotecas Escolares de Alcoutim associam-se a esta efeméride e convidam todos a participarem num conjunto de atividades que irão decorrer ao longo deste mês.
Anualmente, a Rede de Bibliotecas do Baixo Guadiana adota um cartaz alusivo a esta celebração e em 2021 esta é a proposta criada pelo professor Nuno Martins, docente numa das escolas do Baixo Guadiana.
sexta-feira, 17 de setembro de 2021
17 de setembro - Início das atividades letivas
O Agrupamento de Escolas de Alcoutim deu hoje início às atividades letivas de 2021/2022.
De manhã, realizou-se a receção aos alunos e encarregados de educação do 1.º, 2.º e 3.º ciclos na Escola Básica Prof. Joaquim Moreira.
De tarde, decorreu a receção aos alunos e encarregados de educação do 1.º ciclo na Escola Básica Integrada de Alcoutim.
Este ano letivo será marcado pela recuperação das aprendizagens, tendo o Agrupamento elaborado o seu Plano de Ação que envolve todas as disciplinas e desempenhando nele a Biblioteca Escolar um papel importante.
Neste âmbito, a promoção da leitura é um das grandes apostas do Agrupamento, seguindo as orientações da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL2027).
domingo, 5 de setembro de 2021
Portugal visto por nós
Portugal visto por nós é o título do vídeo promocional sobre o nosso país, elaborado pela Equipa da Biblioteca Escolar em parceria com a turma do 7.º ano, responsável pelo guião. O poema final é da autoria de uma aluna do 9.º ano, assim como as vozes da narração.
Biblioteca Humana de Alcoutim: Entrevista com o pintor Carlos Luz
A entrevista com o pintor Carlos Luz é mais um contributo a enriquecer a nossa coleção Biblioteca Humana de Alcoutim.
Tal como já partilhámos a propósito da entrevista com a ceramista Isabel Ferreira, esta peça jornalística também é o resultado de um trabalho pedagógico realizado pelos alunos da turma do 9.º ano, na disciplina de português, em parceria com a Equipa da Biblioteca. Trata-se de um trabalho de equipa em que cada interveniente contribui para o projeto desempenhando uma ou várias funções.
Biblioteca Humana de Alcoutim: Entrevista com a ceramista Isabel Ferreira
A entrevista com a ceramista Isabel Ferreira inaugura a Biblioteca Humana de Alcoutim, uma coleção onde se reúnem testemunhos sobre a experiência humana de pessoas da nossa região.
Esta entrevista é fruto do trabalho pedagógico realizado pela Equipa da Biblioteca Escolar com a turma 9.ºA que, na disciplina de português, fez pesquisas sobre a vida e obra da entrevistada, preparou o guião da entrevista e selecionou os entrevistadores.
quarta-feira, 23 de junho de 2021
VI Edição do Concurso de Leitura do Baixo Guadiana
Decorreu ontem, dia 22 de junho, a VI Edição do Concurso de Leitura do Baixo Guadiana. Devido aos constrangimentos da atual situação pandémica, esta edição decorreu online e, uma vez mais, procurou criar um espaço de promoção da leitura.
Esta iniciativa da responsabilidade da Rede de Bibliotecas do Baixo Guadiana contou com a participação de alunos do 3.º ciclo, representantes de todas as escolas dos concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António que constituem esta Rede.
Em representação do Concelho de Alcoutim contamos com cinco alunos da turma do 9.º ano, porém por motivos imprevistos participaram apenas três elementos.
Após três provas bem disputadas sagrou-se vencedor o aluno representante de Castro Marim.
A aluna Catarina Gonçalves e o aluno Henrique Palma da Escola Básica Professor Joaquim Moreira arrecadaram o segundo e terceiro lugares, respetivamente. A aluna Sara Melo representou de forma muito digna o nosso Agrupamento.
A todos endereçamos os nossos parabéns!
segunda-feira, 31 de maio de 2021
segunda-feira, 17 de maio de 2021
quinta-feira, 13 de maio de 2021
Vídeo promocional sobre a União de Freguesias de Alcoutim e Pereiro
quarta-feira, 5 de maio de 2021
quarta-feira, 28 de abril de 2021
VI edição do Concurso de Leitura do Baixo Guadiana
Miúdos a Votos
Dia 27 de abril teve lugar a votação relativa ao projeto Miúdos a Votos.
Na Escola Básica Prof. Joaquim Moreira estiveram a concurso as obras do 2.º e do 3.º ciclos, tendo a campanha eleitoral sido dinamizada por grupos de alunos do 5.º e do 8.º anos.
História da Ajudaris
A Biblioteca Escolar está a dinamizar desde a semana passada a elaboração de histórias coletivas, subordinadas ao tema «Se eu fosse...», destinadas a integrar o livro que anualmente a Associação Ajudaris publica com narrativas de alunos de todo o país.
No nosso Agrupamento estão a ser concebidas duas histórias: as turmas da Escola Básica Integrada de Alcoutim estão a elaborar uma história acerca dos maus tratos aos animais, ao passo que os alunos da Escola Básica Prof. Joaquim Moreira imaginaram uma narrativa sobre o vírus Covid-19.
sexta-feira, 23 de abril de 2021
Dia Mundial do Livro
23 de abril é o Dia Mundial do Livro e eis a nossa sugestão de leitura.
Um livro é uma janela para o Mundo e este livro está disponível na tua Biblioteca.
"Ler faz bem à saúde!"
terça-feira, 20 de abril de 2021
Fase Intermunicipal - Concurso Nacional de Leitura
quarta-feira, 31 de março de 2021
Poema Amor é fogo que arde sem se ver
Eis o poema Amor é fogo que arde sem se ver de Camões.
Oiça aqui o poema: Amor é um fogo que arde sem se ver
sexta-feira, 26 de março de 2021
Ler sempre. Ler em qualquer lugar: a nossa comunidade (1)
Esta é a proposta de um poema cantado oferecida pelo encarregado de educação Osvaldo Gonçalves à comunidade educativa do nosso Agrupamento.
quarta-feira, 17 de março de 2021
Ler sempre. Ler em qualquer lugar: os alunos-leitores (9)
A aluna Leonor Dias do 1.º Ciclo decidiu ler-nos a história «De que cor é um beijinho?» da autoria de Rocío Bonilla. Esperamos que gostem!
Ler sempre. Ler em qualquer lugar: os alunos-leitores (8)
«Planeta azul» foi o poema de Luísa Ducla Soares que o aluno Francisco Palma do 1.º Ciclo escolheu para nos ler na Semana da Leitura.
Ler sempre. Ler em qualquer lugar
Ler sempre. Ler em qualquer lugar: os alunos-leitores (7)
O aluno Salvador Pereira Pires do 2.º ano da Escola Básica Integrada de Alcoutim leu o poema «Estrela» de João Pedro Mésseder.
Ler sempre. Ler em qualquer lugar: os alunos-leitores (6)
O aluno Duarte Rodrigues do 1.º Ciclo oferece-nos o poema «Formiguinha Descalça» de Matilde Rosa Araújo.
Formiguinha descalça
Uma
formiguinha
Na terra amarela
Um dia perdeu
A sua chinela
E a formiguinha
Da cor do café
Andava coxinha
A doer-lhe o pé
Ai! Minha chinela
Minha chinelinha
Dói-me tanto o pé
Assim descalcinha...
Como encontrar
Na terra amarela
Aquele niquinho
Da minha chinela?
E se vem a noite
E não posso andar...?
Quem é meu amigo
Me pode ajudar?
Formiguinha escura
Da cor do café:
Qual é a medida
Que calça o teu pé?
terça-feira, 16 de março de 2021
Semana da Leitura 2021
A Semana da Leitura contou com inúmeros contributos de professores e de alunos. A Equipa da Biblioteca Escolar agradece a todos.
Dado o número elevado de poemas e textos enviados, a Equipa da Biblioteca Escolar decidiu prolongar esta celebração da leitura até ao dia 21 de março, Dia Mundial da Poesia.
Visitem o nosso Blogue, onde todos os dias publicamos uma novidade.
Boas leituras!!
!
Ler sempre. Ler em qualquer lugar: os alunos-leitores (5)
A aluna Dina Palma fez a leitura do poema «Ela canta, pobre ceifeira» de Fernando Pessoa.
Podes ouvir a leitura do poema aqui: Ela canta, pobre ceifeira de Fernando Pessoa
Fotografa-te a Ler: mais uma proposta
segunda-feira, 15 de março de 2021
Fundação Galp apoia Agrupamento de Escolas de Alcoutim
Dar mais energia à comunidade
A SIC foi ao encontro de uma ação solidária, fundamental para que todos os alunos tenham acesso à educação em plena pandemia. O problema é real e afeta a comunidade escolar um pouco por todo o país, tendo levado a Galp a distribuir 30 computadores pelas crianças da Escola Básica Professor Joaquim Moreira, em Alcoutim. Joana Garoupa, diretora Marketing/Comunicação da Galp, afirma que “temos um projeto já há muitos anos que se chama “Future Up” em que levamos aulas de energia às escolas tivemos mais do que cinco mil aulas dadas nos últimos dez anos e este ano, em particular, acabámos por adaptar o programa evidentemente para esta componente digital”.
Ler sempre. Ler em qualquer lugar (5)
Eis a leitura do poema «Nirvana» de Antero de Quental por um membro da comunidade escolar do nosso Agrupamento. De quem se trata?
Podes ouvir aqui a leitura: Poema Nirvana de Antero de Quental.
Nirvana
Viver assim: sem ciúmes, sem saudades,
Sem amor, sem anseios, sem carinhos,
Livre de angústias e felicidades,
Deixando pelo chão rosas e espinhos;
Poder viver em todas as idades;
Poder andar por todos os caminhos;
Indiferente ao bem e às falsidades,
Confundindo chacais e passarinhos;
Passear pela terra, e achar tristonho
Tudo que em torno se vê, nela espalhado;
A vida olhar como através de um sonho;
Chegar onde eu cheguei, subir à altura
Onde agora me encontro - é ter chegado
Aos extremos da Paz e da Ventura!
Ler sempre. Ler em qualquer lugar: os alunos-leitores (4)
O aluno Henrique Pinheiro do 8.ºano escolheu o poema «Na Praia lá da Boa Nova» de António Nobre.
Podes ouvir o poema Na Praia lá da Boa Nova aqui.
Na Praia lá da Boa Nova
Na praia lá da Boa Nova, um dia,
Edifiquei (foi esse o grande mal)
Alto Castelo, o que é a fantasia,
Todo de lápis-lazúli e coral!
Naquelas redondezas não havia
Quem se gabasse dum domínio igual:
Oh Castelo tão alto! parecia
O território dum Senhor feudal!
Um dia (não sei quando, nem sei donde)
Um vento seco de deserto e spleen
Deitou por terra, ao pó que tudo esconde,
O meu condado, o meu condado, sim!
Porque eu já fui um poderoso Conde,
Naquela idade em que se é conde assim…
sexta-feira, 12 de março de 2021
Semana da Leitura 2021: sugestão de leitura
Ler sempre. Ler em qualquer em lugar: os alunos-leitores (3)
A aluna Margarida Palma do 5.º ano procedeu à leitura deste poema da escritora Luísa Ducla Soares, incluído na obra Poemas da Mentira e da Verdade:
Rei, capitão
soldado, ladrão
menina bonita
do meu coração.
Não quero ter coroa,
nem arma na mão,
nem fazer assaltos
com um facalhão.
Quero ser criança,
quero ser feliz,
não quero nas lutas
partir o nariz.
Quero ter amigos
jogar futebol,
descobrir o mundo
debaixo do sol.
Rei, capitão,
soldado, ladrão,
não.
Mas quero a menina
do meu coração.
Podes ouvir a leitura de Rei Capitão Soldado Ladrão de Luísa Ducla Soares clicando no link.
Ler sempre. Ler em qualquer lugar: os alunos-leitores (2)
A aluna do 2.º Ciclo, Rita Martins, oferece-nos a leitura de um excerto de A cantora deitada da autoria do escritor Sandro William Junqueira.
Clica no título da obra e ouve o excerto da obra lido:
quinta-feira, 11 de março de 2021
Ler sempre. Ler em qualquer lugar: os alunos-leitores (1)
Ler sempre. Ler em qualquer lugar (4)
A leitura que hoje apresentamos é «A mancha preta», uma narrativa breve do escritor italiano Tonino Guerra (1920-2012).
Clica no título do texto a azul e ouve a gravação:
A mancha preta de Tonino Guerra
A mancha preta
Os mineiros de carvão tinham feito uma cabana que lhes servia de igreja. Pilhas de lenha formavam as paredes e cobria tudo um telheiro de ramadas.
O padre vinha dizer miss no dia da Assunção e quase sempre estavam agachados lá dentro porque fora já chovia e a água fazia tremer as folhas do bosque.
No mês de outubro de mil novecentos e cinquenta, uma noite um raio atingiu em cheio a igraja queimando tudo.
Agora a gente do vale vem cá acima rezar ao pé da mancha preta de cinzas e, quando levanta os olhos, vê ali à frente por um momento a cabana em pé, e o raio ainda não caiu.
Quem é o leitor?