As celebrações do Dia Internacional da Mulher ocorrem desde 1909 em diferentes dias de fevereiro e março, dependendo do país. A primeira celebração teve lugar a 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América, seguida de manifestações e marchas em outros países europeus nos anos seguintes. As manifestações uniam o movimento socialista, que lutava por igualdade de direitos económicos, sociais e trabalhistas, ao movimento sufragista, que lutava por igualdade de direitos políticos.
Na década de 1970, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, económicas ou políticas.
Como homenagem a todas as mulheres, a Biblioteca Escolar partilha o poema Família, de Carlos Drummond de Andrade, que salienta o papel que as mulheres desempenham no seio das suas famílias.
Família
Três meninos e duas meninas,
sendo uma ainda de colo.
A cozinheira preta, a copeira mulata,
o papagaio, o gato, o cachorro,
as galinhas gordas no palmo de horta
e a mulher que trata de tudo.
A espreguiçadeira, a cama, a gangorra,
o cigarro, o trabalho, a reza,
a goiabada na sobremesa de domingo,
o palito nos dentes contentes,
o gramofone rouco toda a noite
e a mulher que trata de tudo.
O agiota, o leiteiro, o turco,
o médico uma vez por mês,
o bilhete todas as semanas
branco! Mas a esperança sempre verde.
A mulher que trata de tudo
e a felicidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário