As Guerreiras pela Amazónia (Guerreras por la Amazonía) estão a lutar para proteger as suas comunidades das queimas de gás, que estão a causar fumo tóxico e degradação ambiental na Amazónia equatoriana. Assine a petição e exija que o Equador elimine as queimas de gás e proteja os defensores do clima.
Qual é o problema?
Atualmente, as comunidades do norte da Amazónia equatoriana são atormentadas por emissões tóxicas, odores insuportáveis, ruídos incessantes e chamas ofuscantes provenientes das queimas de gás. Utilizadas na extração de petróleo, as queimas de gás são um dos maiores contributos para a crise climática.
As Guerreiras pela Amazónia (Guerreras por la Amazonía) cresceram ao lado do que apelidaram de “monstros de fogo” e estão empenhadas em proteger as suas comunidades contra essas práticas nocivas. As Guerreiras são um grupo de ativistas com idades entre os 10 e os 20 anos e lutam ao lado da União das Pessoas Afetadas pelas Operações Petrolíferas da Texaco (UDAPT) e do coletivo Eliminen los Mecheros, Enciendan la Vida (Removam as Chamas, Acendam a Vida).
Com o apoio da UDAPT, juntaram-se a uma ação judicial contra o Estado equatoriano em 2020 – e venceram. Em 2021, uma decisão histórica exigiu que o governo eliminasse o uso de queimas de gás na floresta. No entanto, até aos dias de hoje, os «monstros de fogo» continuam a arder.
Em vez de serem celebradas pela sua coragem, estas jovens defensoras enfrentam estigma e intimidação violenta. E, em vez de investigarem as ameaças contra elas, as autoridades equatorianas disseram ao grupo que só lhes fornecerão proteção se eles pararem com o seu ativismo.
O que pode fazer para ajudar?
Peça ao Equador para eliminar as queimas de gás e exija que proteja as defensoras do clima.
Texto da carta a enviar
Senhor Presidente do Equador:
Juntamente com a União dos Afetados pelas Operações Petrolíferas da Texaco (UDAPT) e o coletivo “Eliminen los Mecheros, Enciendan la Vida”, as Guerreiras pela Amazónia lutam para erradicar as queimas de gás que provocam gases tóxicos e destroem o meio ambiente das suas comunidades. Em 2021, uma sentença histórica exigiu que o governo eliminasse as queimas de gás, mas, apesar disso, elas continuam a existir.
Estou profundamente preocupado com o estigma e os atos violentos de intimidação que estas jovens defensoras enfrentam. Em vez de investigarem as ameaças contra elas, as autoridades comunicaram ao grupo que só lhes oferecerão proteção se abandonarem o seu ativismo.
Exijo que seja respeitada a sentença que obriga a eliminar as queimas de gás e que seja garantida a segurança de quem defende o clima.
Atenciosamente,

Sem comentários:
Enviar um comentário