sexta-feira, 13 de novembro de 2020

A Festa dos Jogos Tradicionais

Como  anunciámos neste blogue em post anterior, o São Martinho foi assinalado no dia 11 de novembro no nosso Agrupamento com a realização de Jogos Tradicionais, organizados em seis estações, as cinco primeiras consistindo em atividades de natureza física e a sexta de âmbito literário.

Neste post apresentamos as atividades realizadas nas diversas estações e que muito divertiram não só os 124 alunos participantes mas também os docentes e assistentes administrativos e operacionais que nela colaboraram.

Estação 1- Corrida de Sacas



Estação 2 - Arcos nos cones



Estação 3 - Corrida da batata / bola na colher de pau

Estação 4 - Tiro às latas e pinos



Estação 5 - Atravessa o rio

Estação 6 - Lenda e Provérbios de São Martinho
Nesta estação foi proposto aos discentes que completassem os espaços em branco da Lenda de São Martinho com um adjetivo adequado à conhecida história.



Os alunos tinham ao seu dispor os seguintes adjetivos: valente - velhas - negras - medroso - vermelha - pobre - generoso - alta - egoísta - pesada - antiga 


A lenda de São Martinho

Martinho era um _____________ soldado  romano   que  estava  a regressar da Itália para a sua terra, algures em França.

Montado no seu cavalo estava a passar num  caminho  para atravessar  uma serra muito __________, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo.

Martinho  estava  agasalhado  normalmente  para  a  época: tinha uma capa __________, que os soldados romanos normalmente usavam.  

De repente, aparece-lhe um homem muito ___________, vestido de roupas já ___________ e rotas,  cheio  de  frio  que  lhe  pediu  esmola.

Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada___________, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.

Nesse momento, de repente, as nuvens ___________ e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão!

Foi  como  uma  recompensa   de  Deus   a   Martinho   por   ele   ter   sido __________.

É  por  isso  que  todos  os  anos,  nesta  altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.


Além desta lenda, foi proposto aos alunos que reconstruíssem três provérbios relacionados com São Martinho:



Sem comentários:

Enviar um comentário