segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Momentos de leitura: João Garcia - 14 - Uma vida nos tectos do mundo

Na semana de 25 a 30 de outubro, o docente de educação física, Daniel Nunes, desenvolveu nas suas aulas com as turmas do 3.º ciclo um momento de promoção da leitura, apresentando aos discentes a obra Uma vida nos tectos do mundo da autoria de João Garcia e publicado pela Lua de Papel.

João Garcia (1967- ) iniciou aos 16 anos a escalada em rocha na Serra da Estrela e ao longo do seu percurso escalou as 14 montanhas mais altas da Terra.

Conforme se afirma na contracapa do livro, «14 - Uma vida nos tectos do mundo é a história de João Garcia, narrada pelo próprio. Fala das 14 montanhas, mas também de 14 pessoas importantes na sua progressão, das 14 competências necessárias para chegar ao topo, de 14 momentos e locais que o marcaram para sempre».

O seguinte excerto da obra é revelador da postura de perseverança que o alpinista tem assumido na sua vida:

«A 17 de abril de 2010 pisei o cume do Annapurna, a montanha que me faltava para completar o projeto de escalar todos os 14 picos com mais de oito mil metros do planeta. Após a descida, comecei gradualmente a interiorizar o que tinha feito. Era uma sensação estranha, ao mesmo tempo de alegria pessoal e satisfação profissional por ter levado a bom termo um sonho que levou 17 anos da minha vida a concretizar, mas também de nostalgia, como se o caminho tivesse, subitamente, acabado ali.» 

Esta atividade, integrada na iniciativa «Momentos de leitura», envolveu os 47 alunos do 3.º Ciclo do Agrupamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário