sábado, 29 de outubro de 2022

24 de outubro - Dia das Bibliotecas Escolares

No dia 24 de outubro, celebrámos o Dia das Bibliotecas Escolares com a vinda à Escola Básica professor Joaquim Moreira da Hindi, uma cadela de terapia da Associação Kokua. A psicóloga Daiana Ferreira, que afirmou ter o melhor trabalho do mundo, explicou aos alunos do 1.º ciclo a importância de um cão de terapia no desenvolvimento de competências emocionais e de aprendizagem. Os alunos descobriram os inúmeros talentos deste tipo de cães e debateram, muito ativamente, o efeito que os cães têm no crescimento emocional dos seres humanos. 


Na semana anterior, os alunos tinham ouvido a história «Madeline Finn e o Cão da Biblioteca» e, para além da história exploraram-se notícias, em diferentes suportes, relacionadas com maus tratos em animais. 

Liderados pela docente de Educação Especial tiveram, ainda, a oportunidade de confecionar biscoitos de cão que serão doados juntamente com outros bens que estão a ser angariados durante este mês. 


Esta atividade integra-se no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares que celebra a Leitura para a Paz e Harmonia e inclui-se numa estratégia mais alargada do Agrupamento no desenvolvimento de competências sócio emocionais com os alunos. 

Semana da Saúde Mental

Integrada na Semana da Saúde Mental, organizada pela responsável pelo Programa de Competências Socioemocionais do Agrupamento, psicóloga Tânia Mateus, a Biblioteca Escolar participou no PeddyPaper com várias estações dedicada à leitura: o 1.º ciclo com a atividade «Emocionário», em que os alunos identificaram emoções e associaram-nas a capas de livros; o 2.º ciclo com «Poemário», em que os discentes completaram o poema de Sidónio Muralha «Crianças de todo o mundo»; e os alunos do 3.º ciclo  fizeram um mapa mental e criaram frases em redor da palavra Paz a partir da leitura do poema «Fazer as Pazes».



O que comias, avô / avó? - Conserva de Azeitona

Após a gravação de imagens relativas a britar as azeitonas e a mudar-lhes a água, realizadas na semana anterior, as filmagens para o vídeo sobre a conserva de azeitona, integradas no projeto O que comias, avô / avó?, foram concluídas no passado dia 26 de outubro com a gravação das instruções sobre o modo de fazer a conserva.

Nos próximos dias, a turma 9.ºA procederá na aula de português à elaboração do texto introdutório para o vídeo, assim como à sua gravação áudio. Posteriormente, será levada a cabo a edição de imagem.


quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Peça de teatro sobre consumo de água

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Alcoutim assistiram na manhã desta quarta-feira, 26 de outubro, a uma peça de teatro sobre o consumo de água no Espaço Guadiana.

Esta iniciativa do Município de Alcoutim visou sensibilizar os discentes para a importância de se fazer uma gestão cautelosa dos recursos hídricos.



sexta-feira, 21 de outubro de 2022

O que comias, avô / avó? - Conserva de Azeitona

A turma do 9.º ano da Escola Básica Prof. Joaquim Moreira está a desenvolver o projeto O que comias, avô / avó? no âmbito de um Domínio de Articulação Curricular. Este projeto é desenvolvido em parceria com a Associação Alcance. O desenvolvimento desta DAC decorre em articulação com a Equipa da Biblioteca Escolar, recorrendo-se ao referencial Aprender com a Biblioteca Escolar para planificar o trabalho conjunto entre a Biblioteca Escolar e as disciplinas.

No final da manhã desta sexta-feira, levámos a cabo mais uma sessão de filmagens para o vídeo sobre a conserva de azeitonas.

Este vídeo está a ser realizado com a colaboração da senhora Isabel Custódio, residente na aldeia de Vaqueiros, que ensina aos jovens como se faz a conserva da azeitona.


MIBE - Poemas sobre a Paz: Imagine (John Lennon)

Imagine

Imagine não haver o paraíso

É fácil se você tentar

Nenhum Inferno abaixo de nós

Acima de nós, só o céu


Imagine todas as pessoas

Vivendo o presente


Imagine que não houvesse nenhum país

Não é difícil imaginar

Nenhum motivo para matar ou morrer

E nem religião, também


Imagine todas as pessoas

Vivendo a vida em paz


Você pode dizer que eu sou um sonhador

Mas eu não sou o único

Espero que um dia você junte-se a nós

E o mundo será como um só


Imagine que não há posses

Eu me pergunto se você pode

Sem a necessidade de ganância ou fome

Uma irmandade dos homens


Imagine todas as pessoas

Partilhando todo o mundo


Você pode dizer que eu sou um sonhador

Mas eu não sou o único

Espero que um dia você junte-se a nós

E o mundo viverá como um só

John Lennon

Concurso Nacional de Leitura


Encontram-se abertas as inscrições para a 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL). Os objetivos do concurso são estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º,2.º e 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.

No Agrupamento de Escolas de Alcoutim participarão no concurso os alunos do 3.º ao 9.º anos. 

O evento tem como parceiros a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE); a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP); a Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), responsável pela cobertura televisiva do evento.

No caso do Agrupamento de Escolas de Alcoutim, o concurso conta com o apoio das Juntas de Freguesia do concelho de Alcoutim (Alcoutim/Pereiro, Giões, Martim Longo e Vaqueiros) assim como com o apoio da Junta de Freguesia de Cachopo (concelho de Tavira) que oferecem pelo Natal aos alunos oriundos dos seus territórios as obras que serão testadas na Fase Escolar do concurso.

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Campanha do Dia do Animal

No próximo dia 24 de outubro, as Bibliotecas Escolares de Alcoutim irão proporcionar aos alunos do 1.º Ciclo da Escola Básica Professor Joaquim Moreira uma visita especial de Cães de Ajuda Social da Associação KOKUA, sediada em Tavira.

Esta ação integra-se nas atividades relacionadas com o Dia do Animal e na campanha que decorre este mês, em todo o Agrupamento, de sensibilização aos bons tratos aos animais e angariação de bens. 

Kokua é a palavra hawaiana que descreve a assistência como uma extensão amorosa, uma ajuda para o benefício dos outros que deve ser feita se temos a capacidade de o fazer.

Todos podemos ajudar deixando um contributo (comida) numa das caixas existentes nas escolas do Agrupamento. 



terça-feira, 11 de outubro de 2022

Todas as Crianças da Terra - Sidónio Muralha

Um capacete de guerra tem um ar carrancudo.

Muito mais bela é uma flor.

Uma flor tem tudo

para falar de paz e de amor.


Mas se virarmos o capacete de guerra

ele será um vaso, e é bem capaz

de ter uma flor num pouco de terra

e falar de amor e de paz.


A paz é uma pomba que voa.

É um casal de namorados.

São os pardais de Lisboa

que fazem ninho nos telhados.


E é o riacho de mansinho

que saltita nas pedras morenas

e toda calma do caminho

com árvores altas e serenas.


A paz é o livro que ensina.

É uma vela em alto mar

e é o cabelo da menina

que o vento conseguiu soltar.


E é o trabalho, o pão, a mesa,

a seara de trigo ou de milho,

e perto da lâmpada acesa

a mãe que embala seu filho.


A paz é quando um canhão

muito feio e de poucas falas,

sente bater um coração

e dispara cravos, em vez de balas.


E é o abraço que dás

no dia em que tu partires,

e as gotas de chuva da paz

no balanço do arco-íris.


A paz é a família inteira

na alegria do lar,

bem juntinho a lareira

quando o inverno chegar.


A paz é a onda redonda

que da praia tem saudades

e muito mais do que a onda

a paz é a vida sem grades.


A paz são aquelas abelhas

que nos dão favos de mel

e todas as papoulas vermelhas

que eu desenho no papel.


Ventoinha, ventarola,

Moinho que faz farinha,

Meninos que vão à escola,

A paz é tua e é minha.


É luar de lua cheia

tocando as casas e a rua,

são conchas, búzios na areia,

a paz é minha e é tua.


É o povo todo unido,

no mundo, de norte a sul,

e é um balão colorido

subindo no céu azul


A paz é o oposto da guerra,

é o sol, são as madrugadas,

e todas as crianças da terra

de mãos dadas, de mãos dadas,

de mãos dadas.

terça-feira, 4 de outubro de 2022

MIBE - MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR



Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo.

Este ano, o mote está lançado: LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS.

As bibliotecas escolares de Alcoutim associam-se a esta iniciativa e convidamos todos a participar nas diversas atividades dinamizadas ao longo do mês, tais como, leituras e debates, concursos e ilustrações, filmes e vídeos, com vista a refletir e dialogar sobre a Paz.

Anualmente, a Rede de Bibliotecas do Baixo Guadiana apresenta um cartaz alusivo ao tema, elaborado pela mão artística do professor Nuno Martins.