sexta-feira, 9 de maio de 2025

História da Ajudaris: «A brigada dos Valores»

Os alunos do 1.º ciclo da Escola Básica Prof. Joaquim Moreira criaram a história «A brigada dos Valores» no âmbito das Histórias da Ajudaris:

Um dia, na Aldeia do Amor, apareceu na escola um menino novo chamado Carlos vindo de África e que trazia nos olhos azuis a paz do mar. Nos seus sete anos de idade cabiam muita alegria, generosidade e timidez.

Numa bela tarde, um raio vindo de uma nuvem cinzenta e escura partiu ao meio o coração que existia na praça da aldeia.  Ao ouvir o estrondo provocado por um raio, todos os meninos que estavam na escola estremeceram, sentiram-se a fraquejar e um vazio eterno encheu o coração de todos. Menos o do Carlos. 

Num piscar de olhos, o menino novo foi voando na sua bicicleta em direção ao bunker onde vivia a Brigada dos Valores. Encontrou-os totalmente adormecidos no chão e, logo de seguida, teve uma ideia. Da mochila tirou um velho livro que tinha pertencido à sua bisavó e atravessado gerações, escolheu uma história que falava de amor e pôs-se a contá-la aos super-heróis da Brigada. 

Ao ouvir a voz doce do menino, os super-heróis foram despertando lentamente. No fundo dos olhos do Carlos viram cisnes que representavam a coragem de ficar juntos para sempre. 

Então, o Super-herói da Bondade, que tinha sido o primeiro a acordar com a história do menino e que tinha o super poder de escrever nos céus, pegou na sua caneta mágica e desenhou em cima de uma nuvem a palavra «Ajudaris». 

Os outros super-heróis, o da Liberdade, da Entreajuda, do Amor e da Família uniram-se, como sempre, e cada um fez a sua missão exercendo os seus poderes. O  Amor com uma  seta tocou no coração de todos despertando de novo os Valores que tinham sido apagados. A Liberdade explicou a toda a gente que deviam abraçar-se. A Família leu o pensamento das gentes e transformou-os em coisas magníficas e especiais. A Entreajuda, que era uma super-heroína rápida e resistente, entoou com toda a garra a palavra que estava escrita no céu soprando-a nos ouvidos dos humanos. 

Ao ouvirem a tal palavra Ajudaris, as crianças e os adultos da Aldeia do Amor começaram a voltar ao normal cheias de Sentimentos e Valores e deram um forte abraço. Nesse momento, no peito de cada uma delas um batimento forte aconteceu. Tinham vencido o apagão dos Valores!

quinta-feira, 8 de maio de 2025

Histórias da Ajudaris: «Valores em perigo!»

 Eis a história da Ajudaris «Valores em perigo!», criada pelos alunos do 1.º Ciclo da EBI de Alcoutim:

Era uma vez um menino de onze anos que vivia num castelo vaidoso numa floresta à beira de um pântano assombrado. 

Um dia, o menino sonhou com uma bruxa que lhe disse:

- Vou roubar todos os valores do coração das pessoas! – gritou ela com uma voz terrífica que fez nascer o medo no peito do menino.

Acordou desesperado, saltou da cama e pensou:

- Vou ver se é verdade… Tenho de salvar a vida dos valores!

E, logo de seguida, correu em direção ao pântano. De repente, sentiu um formigueiro nos braços, as pernas começaram a flutuar e o menino sobrevoou as águas horripilantes do pântano.  

Naquele momento, começou a descer e pousou mesmo à frente da entrada de uma gruta onde vivia, diziam, uma bruxa. Pôs-se à escuta, ouviu borbulhar e um cheiro a ovos podres nauseabundos que saía de lá de dentro.

Cautelosamente, esgueirou-se para um buraco na rocha e viu uma bruxa pequenina que lia uma enorme receita com o título «Como roubar os Valores».

Pegou numa pedra, jogou-a para detrás da bruxa tentando distraí-la. A bruxa levantou a cabeça, olhou para trás para verificar se os Valores que ela prendera continuavam nas masmorras. 

O menino confirmou, então, o que tinha sonhado. Viu que um girassol, simbolizando a Felicidade, que estava murcho de tristeza. A Liberdade, que era um cravo, estava chorar no ombro de um gato que era o Amor. A Justiça, que nunca se esquece de nada e tinha a forma de um elefante, estava de trombas. Um rato, que era a Coragem, com a ponta do focinho tentava empurrar a chave da fechadura da masmorra e conseguiu abrir as grades.

Com a porta da masmorra entreaberta, a Justiça bateu nas pernas da Bruxa que estava a fazer a poção para adormecer os Valores e com a sua enorme tromba fê-la cair no caldeirão. 

Sem dar por isso, a bruxa que andava sempre tapada para que não lhe vissem a idade, ficou de cara à mostra e o menino perguntou-lhe:

- Como te chamas?

- Rasputina…- e ao dizer o seu nome a bruxa começou a engolir a poção mágica que, por não estar completa, absorveu toda a sua maldade e transformou-a numa Fénix de asas longas. 

O menino sentiu que era a sua oportunidade e disse aos Valores:

- Deem as mãos!” Vamos voar todos juntos!

E num cordão humano, forte e indestrutível, saíram da gruta voando de regresso ao castelo vaidoso.  

Histórias da Ajudaris

A Associação Ajudaris desafia anualmente crianças de todo o país a escreverem histórias para ajudarem outras crianças. Trata-se do projeto “Histórias da Ajudaris” uma iniciativa pioneira e inovadora de empreendedorismo social que estimula a imaginação e desenvolve o gosto pela escrita e pela leitura das crianças. 

No presente ano, o tema proposto foi «Valores» e as turmas do 1.º ciclo do Agrupamento de Alcoutim criaram histórias coletivas destinadas a integrar o livro que anualmente a Associação Ajudaris publica com narrativas de alunos de todo o país. 

Publicamos nos posts seguintes os originais criados pelos alunos da Escola Básica Integrada de Alcoutim «Valores em perigo!» e «A brigada dos Valores» da Escola Básica Professor Joaquim Moreira.

Estão de parabéns os nossos alunos e professores que acreditaram no poder da imaginação!

quarta-feira, 23 de abril de 2025

Dia Mundial do Livro - A Leitura sai à rua

 No dia 23 de abril, os alunos do 1.º Ciclo do nosso agrupamento celebraram o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor com a atividade “A Leitura Sai à Rua”. No âmbito desta iniciativa, os alunos deslocaram-se à vila declamar poemas, lengalengas e leituras livres, onde os alunos, cheios de entusiasmo, partilharam a magia das palavras com a comunidade local. 


A iniciativa foi um sucesso, com a comunidade a assistir atenta e encantada às apresentações dos alunos, que com dedicação, promoveram a importância da leitura de forma divertida e envolvente.

A atividade continuou à tarde em Martim Longo, onde os alunos declamaram textos e entoaram a canção “Grândola, Vila Morena” pelas ruas, criando um momento de forte ligação à história.


Esta atividade aproximou ainda mais as escolas de Alcoutim e Martim Longo, reforçando o nosso compromisso com a promoção da leitura.




terça-feira, 1 de abril de 2025

X Concurso de Leitura do Baixo Guadiana

Decorreu hoje a X edição do Concurso de Leitura do Baixo Guadiana

Esta ação integrada no Plano de Atividades da Bibliotecas Escolar do Agrupamento de Escolas de Alcoutim teve lugar na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António.

A iniciativa da responsabilidade da Rede de Bibliotecas do Baixo Guadiana contou com a participação de alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos representantes de todas as escolas dos concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António que constituem a Rede de Bibliotecas do Baixo Guadiana.

Em representação do Concelho de Alcoutim contamos com três alunos de cada ciclo, porém por motivos imprevistos participaram apenas dois elementos do 2.o ciclo.

Os alunos participantes por ciclo foram os seguintes: 

1.º ciclo - Gustavo Ginja, Diego Santos e Lourenço Mestre; 

2.º ciclo - Giorgio Hancock e Tiago Dias; 

3.º ciclo – Francisco Palma, Isa Cardeira, Leonor Santos.

Após três provas bem disputadas e de grande qualidade sagrou-se vencedor no escalão do 1.º ciclo o aluno representante da Escola Básica Professor Joaquim Moreira, Gustavo Ginja, do 4.º ano.

O aluno Lourenço Mestre, do 4.º ano em representação da Escola Básica Integrada de Alcoutim arrecadou o terceiro lugar.

A atividade contou com a presença do escritor David Machado autor do livro a concurso «Um tubarão da banheira» obra escolhida para o 1.º ciclo.

Os restantes alunos representaram de forma muito digna o nosso Agrupamento.

A todos endereçamos os nossos parabéns!

segunda-feira, 31 de março de 2025

Semana da Leitura


A Semana da Leitura celebra-se este ano de 31 de março a 4 de abril. 


O Agrupamento de Escolas de Alcoutim assinalará esta iniciativa do Plano Nacional de Leitura realizando, entre outras, mais uma atividade de promoção de leitura ao acolher na escola-sede a escritora Lídia Farinha que apresentará aos alunos do 1.º ciclo as histórias sobre o Benny e o Cookie, duas chinchilas muito reais, e outros animais especiais!



segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Miúdos a Votos: a Equipa d'O Rapaz do Pijama às Riscas

Nós somos a Maria Lopes, a Mariana Baptista, o Mateus Costa, a Matilde Gonçalves e o Tej Patel do sétimo A. O livro escolhido pelo nosso grupo é "O rapaz do pijama às riscas" do autor irlandês John Boyne, publicado pela editora ASA.O livro conta a história de um filho de um soldado importante cristão que faz um amigo judeu que está aprisionado em um campo de concentração. Nós escolhemos, esta obra pois trata-se de um assunto interessante e bastante importante.



Miúdos a Votos: a Equipa d'O Principezinho

O nosso grupo é composto por Catarina B., Lourenço I., Marta P. e Mateus S. do 7.ºA. Escolhemos o livro “O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry, publicado pela Porto Editora.

Nós optamos por este livro porque conta a vida de um rapaz que vivia sem ter ninguém com quem falar. Era incompreendido e partiu à aventura para o desconhecido… 

Também o selecionamos porque é uma obra muito famosa. 

Miúdos a Votos: a Equipa de Isto Acaba Aqui

Nós somos o Francisco Figueira, a Leonor Dias, a Raquel Evangelista e a Yasmin Medeiros do 7ºA e estamos a fazer campanha para o livro "Isto Acaba Aqui" da autora norte-americana Colleen Hoover, publicado pela editora "Penguin Random House". A obra conta a história de Lilly e a sua força para quebrar o ciclo e não acabar como a sua mãe, agredida várias vezes. Nós escolhemos este livro, já que um de nós o tinha lido e gostou bastante.

Miúdos a Votos: início da campanha eleitoral

A campanha eleitoral do concurso Miúdos a Votos tem início hoje e decorre até ao dia 10 de março de 2025. No nosso Agrupamento, a turma 7.º A participa no projeto, estando os alunos organizados em três grupos que defendem livros distintos.

Durante a campanha, os três grupos apresentarão neste espaço algumas das suas iniciativas eleitorais.
 

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Parlamento dos Jovens


No dia 13 de janeiro, pelas 14h30, a nossa escola recebeu o Deputado João Graça, do partido CHEGA, no âmbito do programa Parlamento dos Jovens, uma iniciativa educativa promovida pela Assembleia da República. O Sr. Deputado foi designado pela Assembleia para visitar a nossa escola, partilhar as suas experiências e debater questões importantes relacionadas com o tema deste ano: “Novas Tecnologias – Oportunidades e Desafios para os Jovens”.

A atividade foi dinamizada pela mentora Renata Fidalgo (Teach for Portugal), responsável pela coordenação do programa Parlamento dos Jovens na nossa escola. 

Este programa tem como principais objetivos:

Incentivar os jovens a participarem na vida cívica e política;

Promover a reflexão e a apresentação de propostas para resolver questões que afetam a sociedade;

Ensinar sobre o papel da Assembleia da República e o funcionamento do mandato parlamentar.

A sessão envolveu alunos dos 2.º e 3.º Ciclos, que tiveram a oportunidade de interagir diretamente com o Deputado, colocando questões e partilhando as suas opiniões sobre o tema. Além disso, aprofundaram os seus conhecimentos sobre a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate e o processo de decisão do Parlamento.

A presença do Deputado João Graça foi, sem dúvida, uma experiência significativa e enriquecedora para todos os presentes, reforçando a importância da participação ativa e do diálogo democrático.