terça-feira, 23 de outubro de 2018

O que é um transplante renal

Na disciplina de ciências naturais, a turma do sexto ano explorou um vídeo sobre o transplante renal, disponível no seguinte link:

https://www.portaldadialise.com/portal/o-que-e-um-transplante-renal

Após o visionamento do vídeo, os alunos procederam à leitura do seguinte texto sobre a mesma temática, de forma a explicarem o que é um transplante de rim e a identificarem os dois tipos de dadores de rim:


Um transplante de rim é um tratamento para pessoas com insuficiência renal crónica, que consiste na realização de uma cirurgia, na qual um rim saudável de um doador é colocado na pessoa (recetor) com insuficiência renal crónica.
A transplantação renal é, na maior parte das vezes, aplicada em doentes que já se encontram em programa de diálise, embora seja possível efetuá-la antes de iniciar esse tratamento.
Quem pode receber um transplante de rim?
Nem todos os doentes podem fazer um transplante renal. Existem certas condições clínicas que não permitem a realização de um transplante. A equipa de cuidados de saúde avaliará o estado clínico para transplante.
Quem pode ser dador?
Existem dois tipos de dadores:
• Dador vivo – deve ser maior de idade, manifestar espontaneamente a sua vontade de doar, ter compatibilidade sanguínea e imunológica com o recetor e ter boas condições de saúde.
• Dador cadáver – pessoa em morte cerebral, sem doenças graves transmissíveis, com compatibilidade com o recetor.
Atualmente, as taxas de sucesso dos transplantes são elevadas. Como muitos doentes não têm um dador vivo compatível, a maioria de candidatos a transplante é inscrita na lista de espera nacional, para um rim de dador cadáver.
portaldadialise.com (consultado em 16.12.2016, texto adaptado)




Sem comentários:

Enviar um comentário