terça-feira, 23 de outubro de 2018

Uma aventura no Natal

Eis o texto narrativo escrito pela aluna R. da turma do sexto ano para o concurso literário «Uma aventura literária ... 2018»:

Uma aventura no Natal
  
Certo dia a Carlota e a Lídia estavam sentadas em casa do Zezoca em frente à lareira. Elas estavam a pensar no que iam fazer no dia de natal. Subitamente a Carlota teve uma ideia e perguntou:
- Vamos à aldeia do Pai Natal?
- Boa ideia! – respondeu o Zezoca.
- Vamos a que horas? – inquiriu a Lídia.
- Agora! Pode ser? – disse a Carlota.
- Sim! - responderam a Lídia e o Zezoca ao mesmo tempo.
Então vestiram os seus casacos peludos e colocaram as luvas para poderem fazer lutas de bolas de neve. Durante o caminho a Carlota e o Zezoca rebolavam-se na neve e a Lídia tirava-lhes fotos. A Lídia também queria rebolar na neve, mas o Zezoca foi tirar-lhe fotos e ela fugiu dele. Quando chegaram à aldeia do Pai Natal, o Zezoca disse:
- Agora podemos ir ao comboio encantado!
- Boa ideia! - responderam a Lídia e a Carlota animadas.
Quando chegaram ao comboio encantado viram que este estava diferente do ano passado. Ele estava mais colorido e o túnel por onde passava estava decorado com doces e bonecos de neve. Eles adoraram andar no comboio encantado. O Zezoca perguntou:
- Vamos à roda doce! – disse a Carlota.
- Boa ideia Carlota. – respondeu a Lídia
- Carlota o que é que é a roda doce? – inquiriu Zezoca.
- A roda doce é a nova atração da aldeia do Pai Natal. É uma roda e quando te sentas nela vem um duende dar-te um saco de doces. – explicou a Carlota.
- E dá para ver a cidade toda! – acrescentou a Lídia.
- Então vamos embora! – disse o Zezoca.
Quando chegaram ficaram muito entusiasmados, porque a roda doce estava muito gira. Ela estava decorada com fitas e coberta de neve. Eles adoraram andar na roda doce e quiseram repetir. A Lídia disse:
- Vamos ver o Pai Natal!
- Vamos! – responderam a Carlota e o Zezoca ao mesmo tempo.
Quando chegaram à fila para ver o Pai Natal, o Zezoca reparou que havia alguém atrás da cadeira do Pai Natal a roubar prendas.
- Lídia, Carlota olhem ali! Está uma pessoa a roubar as prendas do Pai Natal! – disse o Zezoca
- Vamos atrás dele! – disse a Carlota.
Os três amigos saíram da fila e foram atrás do homem. Quando chegaram à saída da aldeia do Pai Natal descobriram que o ladrão levava as prendas para uma associação de órfãos. O Zezoca, a Carlota e a Lídia ficaram surpreendidos, mas mesmo assim gritaram:
- Espere! Temos de falar consigo.
- Digam miúdos? – perguntou o homem.
- Tem que devolver as prendas que roubou. Nós já reparamos que trabalha para uma associação de órfãos e se lhes quer dar prendas ou melhorar o dia de Natal deles traga-os aqui. Eles ficarão felizes, mas tem que devolver essas prendas pois muitas crianças estão à espera delas. – disse o Zezoca.
- Peço desculpa! – disse o homem.
O homem devolveu as prendas e no dia seguinte levou as crianças do orfanato à aldeia do Pai Natal. A Lídia, a Carlota e o Zezoca conversaram com os organizadores da aldeia do Pai Natal e contaram-lhes o que tinha acontecido. Estes ficaram com pena das crianças que estavam na associação de órfãos e resolveram oferecer-lhes prendas. Os amigos ficaram muito contentes e o homem agradeceu-lhes. Depois de distribuírem as prendas aos órfãos foram para casa almoçar e contaram aos pais o que tinha acontecido. Os pais ficaram muito orgulhosos deles.

Sem comentários:

Enviar um comentário