sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Maratonas de Cartas

A 10 de dezembro celebra-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorando-se em 2020 os setenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

A Amnistia Internacional assinala esta data com a realização da campanha intitulada Maratona de Cartas, em que se solicita aos cidadãos o seu envolvimento para pressionar os governos de países onde se verificam violações de Direitos Humanos. Como se afirma na página desta organização não governamental, «a Maratona de Cartas é o maior evento de direitos humanos porque nela participam milhões de pessoas em todo o mundo. Assim, desafie todas as pessoas que conhece a assinarem as nossas petições em defesa destes seis defensores de direitos humanos em risco».

Como habitualmente, a Amnistia Internacional destaca em cada ano seis casos. 

À semelhança de anos anteriores o Agrupamento de Escolas de Alcoutim associa-se a esta iniciativa da Amnistia Internacional, promovendo a divulgação dos casos selecionados e a assinatura das petições para que os governos em questão corrijam as injustiças cometidas. Esta iniciativa é dinamizada no Agrupamento pela Biblioteca Escola, contando com a colaboração de departamentos curriculares.

Podemos apoiar a defesa destes casos, acedendo a https://www.amnistia.pt/ e no link Maratona de Cartas selecionar os casos, introduzindo os dados pessoais solicitados (email, nome e cartão de cidadão)

Não esquecer de indicar o código 3k4x que identifica o nosso Agrupamento.

Trata-se de um gesto simples, mas que fará a diferença. Em tempos difíceis, todos somos solidários!


El Hiblu 3, Malta - Por serem contra a tortura, arriscam-se a uma vida inteira na prisão.

Germain Bukuki, Burundi - Condenado a 32 anos de prisão por defender direitos humanos

Jani Silva, Colômbia - Ameaçada de morte por defender a Amazónia

Paing Phyo Min, Myanmar - Liberdade para Paing Phyo Min, o jovem poeta do Myanmar

Nassima Al-Sada, Arábia Saudita - Presa por defender a liberdade das mulheres

Grupo de Solidariedade LGBTI+, Turquia - Perseguidos por defenderem direitos LGBTI+




Sem comentários:

Enviar um comentário